A tecnologia é um elemento cultural que caracteriza uma sociedade. Actualmente dispomos de tecnologias que colaboram no nosso quotidiano, muitos deles já indispensáveis ao nosso bem-estar, notaremos que uma grande parte, senão quase todos, surgiu no século XX.
Os avanços científicos começaram a revelar tal valor pelas suas manifestações tecnológicas como com a invenção da Electricidade sucedeu a Electrónica em pouco tempo, como reacção em cadeia.
As duas guerras mundiais geraram grandes necessidades de inovação até por questão de sobrevivência, o que envolveu elevados investimentos nessa área. E de avanço em avanço se processaram várias revoluções tecnológicas como na comunicação, o telefone, o computador, a internet, também os transportes, a medicina, a alimentação.
Todas estas invenções trazem impactos positivos na qualidade de vida de todos nós e da nossa sociedade. É muito cómodo ser possível estar tão longe e tão perto ao mesmo tempo com os meios evoluídos de comunicação e transportes que dispomos hoje. È para nós, um alívio sabermos que actualmente uma grande parte das doenças tem cura e outras têm tratamento.
Não se podem ignorar os impactos negativos das tecnologias que curam e que melhoram a nossa qualidade de vida já usadas em grandes dimensões para a destruição temos o exemplo de Hiroxima, Iraque, Vietname, Kosovo em guerra NBC (nuclear, biológica e química). A Tecnologia é um pau de dois bicos.