22/11/2010

Perfil Profissional do Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho•

O Técnico de Segurança e Higiene tem como objectivo desenvolver actividades de prevenção e protecção contra riscos de segurança e Higiene no trabalho.
Principais actividades a desenvolver:
·         Colaborar no planeamento e na implementação do sistema de gestão de prevenção da empresa;
·         Colaborar no processo de avaliação de riscos profissionais;
·         Desenvolver e implementar medidas de prevenção e de protecção;
·         Colaborar na concepção de locais, postos e processos de trabalho;
·         Colaborar no processo de utilização de recursos externos nas actividades de prevenção e de protecção;
·         Colaborar nos processos de informação e formação dos trabalhadores e intervenientes nos locais de trabalho;
·         Assegurar a organização da documentação necessária ao desenvolvimento da prevenção na empresa;
·         Colaborar na integração da prevenção no sistema de comunicação da empresa;
·         Colaborar no desenvolvimento de processos de consulta e de participação dos trabalhadores;
·         Colaborar no desenvolvimento das relações da empresa com os organismos da rede de prevenção;

Saídas Profissionais do Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho:
·         Câmaras Municipais
·         Empresas Externas de prestação de serviços de SHT
·         Instalações Industriais
·         Empresas privadas e públicas
·         Unidades Hospitalares
·         Empresas da área de Construção Civil
·         Unidades de Tratamento de Resíduos
·         Organismos públicos de Âmbito local e regional
·         Entidades directamente responsáveis pelo Controlo e Manutenção das Condições de Trabalho 

21/11/2010

As TIC na Segurança e Higiene noTrabalho

  As tecnologias de informação e comunicação. Refiro-me às “tic”, como uma área muito abrangente e são cada vez mais importantes no nosso dia-a-dia, a evolução tecnológica é rápida nesta área, pois criamos habituação e dependência sobre elas. O saber trabalhar com um computador é uma necessidade primária para qualquer indivíduo consiga estar integrado na sociedade activa e trabalhista cada vez mais exigentes neste campo. As “tic” para além de englobarem a comunicação, a forma de a elaborar, a sua aquisição e o uso que se lhe dá tanto a nível pessoal ou profissional é de grande potencial, pois permite-nos efectuar um inúmero conjunto de acções de forma instantânea e rentabilizando o tempo.
Na área de Segurança e Higiene no Trabalho as tic vieram revolucionar em mecanismos e especificidade como videovigilância, medidores de temperatura automáticos, entre outros. E na sociedade actual e futura serão cada vez mais uma ferramenta importante e um complemento do nosso dia-a-dia.

15/11/2010

"Links úteis sobre TSHT"

Associação Portuguesa de Ergonomia” tem como objectivo zelar pela função social, dignidade e prestigio da profissão de ergonomista.
Associação Portuguesa de Segurança e Higiene do Trabalho, tem como finalidade valorizar o Sistema de Prevenção de Riscos nas empresas, visando assim a diminuição de acidentes.

Legislação sobre segurança e higiene no trabalho:
Lei dos Acidentes de Trabalho·Condições de segurança,  higiene e saúde no trabalho
Prescrições mínimas de segurança e saúde no trabalho
Organização e funcionamento das actividades de segurança e higiene do trabalho
Segurança e saude dos locais de trabalho·Segurança e saude das condições de trabalho  (função pública)
Prescrições mínimas de segurança e saúde.

http://naocaiasdoandaim e.blogspot.com/2008/12/perfil-profissional.html-
O perfil profissional de Técnico de Segurança no Trabalho.

Http://www.idict.gov.pt/-ACT –
Autoridade para as Condições do Trabalho, visa fiscalizar as condições de trabalho.

28/10/2010

Tecnologias do século XX

   A tecnologia é um elemento cultural que caracteriza uma sociedade. Actualmente dispomos de tecnologias que colaboram no nosso quotidiano, muitos deles já indispensáveis ao nosso bem-estar, notaremos que uma grande parte, senão quase todos, surgiu no século XX.
   Os avanços científicos começaram a revelar tal valor pelas suas manifestações tecnológicas como com a invenção da Electricidade sucedeu a Electrónica em pouco tempo, como reacção em cadeia.
   As duas guerras mundiais geraram grandes necessidades de inovação até por questão de sobrevivência, o que envolveu elevados investimentos nessa área. E de avanço em avanço se processaram várias revoluções tecnológicas como na comunicação, o telefone, o computador, a internet, também os transportes, a medicina, a alimentação.
   Todas estas invenções trazem impactos positivos na qualidade de vida de todos nós e da nossa sociedade. É muito cómodo ser possível estar tão longe e tão perto ao mesmo tempo com os meios evoluídos de comunicação e transportes que dispomos hoje. È para nós, um alívio sabermos que actualmente uma grande parte das doenças tem cura e outras têm tratamento.
   Não se podem ignorar os impactos negativos das tecnologias que curam e que melhoram a nossa qualidade de vida já usadas em grandes dimensões para a destruição temos o exemplo de Hiroxima, Iraque, Vietname, Kosovo em guerra NBC (nuclear, biológica e química). A Tecnologia é um pau de dois bicos.

29/09/2010

Reflexão

Esta formação é constítuida por várias "ufcd" como o nome diz "curta duração", por isso algumas delas já terminaram, outras começaram. A primeira parte da fomação abordamos a Ética e Deontologia, Liberdalidade e Sociedade Democrática, Processos Identitários, Modelos de Urbanismo e Mobilidade, uma forma de actualizar conhecimentos, cultura geral e uma revisão de português, não esquecendo o Inglês que quanto mim foi uma "pepita de chocolate" no meio de tanta informação. Nas "ufcd" que decorrem neste momento como Redes de Informática e Comunicação, Informática na óptica do utilizador aprendemos a utilizar a nossa ferramenta de trabalho, o computador, para realizar trabalhos, pesquisa na internet no mesmo âmbito. Até agora foi uma actulização para uma melhor inserção no mundo do trabalho, muito útil no meu ver.

15/09/2010

Apresentação

Chamo-me Adelaide, criei este blog no âmbito da ufcd de Redes de Infomação e Comunicação, no curso de Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho, com o objectivo de expor de uma forma dinâmica e reflexiva os conhecimentos que adquiro ao longo da formação.